O Hospital Santa Terezinha de Erechim adquiriu uma nova torre de endoscopia, equipamento destinado exclusivamente à realização de exames em pacientes internados, como endoscopia, colonoscopia e fibrobroncoscopia. A tecnologia passa a substituir o equipamento anteriormente utilizado, que já contava com cerca de 10 anos de operação.
A nova torre é da marca SonoScape, modelo HD500, considerada um equipamento completo, de alta performance e alta resolução. Além do videoendoscópio e do colonoscópio, o sistema conta também com fibrobroncoscópio flexível, utilizado para exames de fibrobroncoscopia e para a retirada de corpos estranhos dos brônquios, ampliando a capacidade diagnóstica e assistencial do hospital.
O investimento foi de R$ 395 mil, com fornecimento da empresa New Life Comercial de Equipamentos Médicos Hospitalares Ltda., de São José dos Pinhais (PR). A aquisição foi realizada com recursos do Programa Avançar RS, a partir da economia gerada nas compras realizadas pelo setor de licitações. A boa gestão desses recursos possibilitou a ampliação do investimento e a compra do novo equipamento.
Para o diretor executivo do Hospital, Rafael Ayub, o investimento representa mais um avanço na qualificação da assistência prestada. “A chegada dessa nova torre de endoscopia garante mais segurança aos pacientes e melhores condições de trabalho às equipes. É um equipamento moderno, que substitui uma tecnologia já defasada, e reforça nosso compromisso com a qualidade do cuidado, a eficiência na gestão dos recursos públicos e a constante modernização da estrutura hospitalar”, destaca.
Além da entrega do equipamento, técnicos da empresa fornecedora estiveram no hospital para realizar a capacitação das equipes médica e assistencial, bem como da Central de Materiais Esterilizados (CME), responsável pela higienização do equipamento, e da equipe de Manutenção, assegurando o uso correto, a durabilidade e o pleno aproveitamento da nova tecnologia.
O investimento reforça o compromisso do Hospital Santa Terezinha com a modernização contínua, a qualidade assistencial e o cuidado seguro aos pacientes internados.