21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Obituário

Aos 90 anos, morre Edir Bisognin Goelzer

teste
1353 crianças e adolescentes passaram pela Lar da Criança, durante o período que esteve à frente da
Jorge Lisboa Goelzer escreveu ontem nas redes sociais: “Enxugando as lágrimas, minha eterna namorada
Por Rodrigo Finardi
Foto Arquivo BD e Arquivo pessoal

Na tarde desta terça-feira, 29, faleceu em Erechim, Edir Bisognin Goelzer, aos 90 anos. Casada com Jorge Lisboa Goelzer, deixa os filhos Jorge Luís e Paulo Roberto, os netos Priscila e Vicenzo, e os bisnetos Luca e Livi.

 

O velório será na Capela Amabile da Funerária São José, na Avenida XV de Novembro, a partir das 9 horas desta quarta-feira, 30 de julho. A encomendação de corpo presente será às 17 horas, seguindo logo após para o Crematório Anjos da Luz.

 

Teve uma vida dedicada ao trabalho social. Foram 33 anos frente ao Lar da Criança em Erechim, quando se afastou em outubro de 2020 e depois a entidade recebeu o seu nome: “Lar da Criança Edir Bisognin Goelzer”, no dia 6 de dezembro de 2021.

 

Homenagens e reconhecimento

Quando deixou o Lar da Criança, onde mantinha dedicação exclusiva, sua família e amigos assim a definiram:  “com a maior remuneração do universo: o amor e a solidariedade em movimento”.

Era dia 26 de outubro de 2020, em plena pandemia. Porém, diante de tanto carinho e reconhecimento, não era possível deixar que o dia passasse em branco. Com isso, foi organizada uma homenagem, que seguiu todos os protocolos de segurança em razão da pandemia. Da sacada de sua residência, dona Edir acompanhou manifestações de carinho por meio de aplausos, sinais de buzina, balões e palavras doces de quem a conhece e reitera suas qualidades.

 

A missão especial

No Lar da Criança ela exerceu muito mais que atividades administrativas, mas representou também, o papel de ‘mãe’ ou de ‘tia’, como é carinhosamente chamada.  A entidade foi a extensão da própria casa.

 

Entrevista ao Bom Dia

No ano de 2017, o Jornal Bom Dia publicou uma entrevista especial com dona Edir, no Dia das Mães. Naquele ano, durante a conversa, ela reiterou: “Tenho uma família muito grande, com filhos espalhados pelo mundo inteiro. Pessoas que estiveram aqui na entidade, passaram pelas atividades, e os que foram adotados, sabemos que estão muito bem. As famílias nem dizem que foram adotados, falam: meus filhos de verdade”, comentou, citando que essa expressão a deixava muito feliz.

 

Manifestações

Quando deixou o Lar da Criança, muitas manifestações. Segue algumas delas:

 

“Todos, desde pequenos, rezam para o anjo da guarda, mas poucos têm a chance de vê-lo. As mais de mil crianças que passaram pelo Lar da Criança nos últimos 33 anos, tiveram esta sorte, e nós também! Temos orgulho do teu legado”, seus familiares.

 

“Parabéns e obrigada por tudo ‘Tia Edir’, como é carinhosamente chamada. Abraços de seus eternos colaboradores, crianças, adolescentes e voluntários do Lar da Criança”.

 

Em 2011 foi patrona da Semana da Pátria

Erechim reconheceu o trabalho incansável de Dona Edir. Em 2011 foi a patrona da Semana da Pátria, e no dia do desfile de 7 de Setembro, enalteceu o civismo e falou com orgulho em ser a homenageada: “sou fiel à minha consciência e acredito que minhas atitudes fazem parte de meu dever perante ao meu país, agradeço a presença de todos e de todas nessa manhã e que tenhamos um excelente desfile”, disse.

“Me sinto muito grata por ajudar tantas crianças”

Em 2019, em entrevista ao Jornal Bom Dia, Edir Goelzer, reforçou que o Lar da Criança foi uma das ações estimuladas pela Paróquia São José: “foi criada junto ao Movimento Familiar Cristão. Na época, conseguiram o terreno, construíram as duas primeiras casas. Minha atuação foi motivada pelo padre, Atalibo Lise, e me sinto muito grata por ajudar tantas crianças. Acho que estamos cumprindo nossa missão junto a todo o apoio que a igreja nos proporciona”, relatou.

 

Indelével legado

Mãe, esposa, avó exemplar, fez de sua vida uma grande história em prol do voluntariado.  O indelével legado de ‘Tia Edir’, contudo, segue presente - não apenas no coração e na alma das 1353 crianças e adolescentes que passaram pela Lar da Criança, durante o período que esteve à frente da entidade - mas, também, na estrutura que mantém as portas abertas, agora com seu nome, numa justa e merecida homenagem.

 

Município decreta três dias de luto oficial

A Prefeitura de Erechim decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento de Edir Bisognin Goelzer, ocorrido nesta terça-feira (29), aos 90 anos de idade, uma cidadã Erechinense, com ampla dedicação em ações de assistência social e voluntariado.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;