21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Obituário

Erechim perde Beto Hachmann, aos 70 anos, um amante da fotografia

teste
Em 14 de setembro de 2022, Beto Hachmann concedeu entrevista para o Jornal Bom Dia, onde falou sobre
Em 14 de setembro de 2022, Beto Hachmann concedeu entrevista para o Jornal Bom Dia, onde falou sobre
Por Rodrigo Finardi
Foto Arquivo BD

Faleceu nesta terça-feira, 29, em Erechim, aos 70 anos, Roberto Hachmann. Ele sofreu um infarto. Beto era publicitário, fotógrafo, editor gráfico e docente na Universidade de Passo Fundo onde realizou conferências, oficinas e apresentações universitárias.  Trabalhou com muita intensidade no resgate documental da identidade erechinense e promoção da memória coletiva.

Produções

Foi um dos responsáveis pela produção editorial e gráfica do livro ‘ACCIE: 100 anos de história’, juntamente com a equipe de colaboradores.

Ele também é coautor de diversas publicações sobre a trajetória e memória de Erechim, entre elas: A História do Ônibus em Erechim (2011) e Erechim – Retratos do Passado, Memórias no Presente (2012).

Legado incalculável

Apaixonado pela fotografia, deixou um legado incalculável. Com várias produções visuais de Erechim, sempre com ênfase em resgatar fotografias antigas e narrativas que auxiliam na preservação da memória local

 

Última matéria no Jornal Bom Dia

No dia 14 de setembro de 2022, o Jornal Bom Dia publicou uma matéria com Beto Hachmann, uma amante da fotografia: “Eu consigo ver o mundo através de uma câmara”, disse na época. Veja a seguir trechos da matéria:

Na família Hachmann, a fotografia criou um elo de gerações. E não foram apenas momentos que foram eternizados ao passarem pela lente de uma Pentax, Polaroide, ou então Rolleiflex. Três gerações se encontraram na fotografia, e o resultado de tudo isso não poderia ser diferente. “No porão da nossa casa, tinha um laboratório de fotografia preto e branco. Eu era criança de colo, meu pai me levava junto no laboratório, e eu ficava vendo ele revelar as fotografias. Por isso que eu digo que já nasci fotógrafo. Ver meu pai trabalhando com a fotografia, me entusiasmava demais. Esse foi um momento mágico da minha infância que eu não consegui me deslocar mais da fotografia”, relatou Roberto Hachmann.

 

Dar vida aos detalhes

Sempre viu na fotografia a possibilidade de dar vida, aos detalhes, e tantos outros elementos que passaram e ainda passam pela lente de suas câmeras. Seguindo os passos e conselhos de seus avós, e pais, - fotógrafos, o mais novo colecionador de clicks estava a solta. Passou pelos avanços tecnológicos, e fez com que esses, lhe agregassem muito mais que história, mas sim conhecimento. Entrando na vida acadêmica, Beto, como é conhecido, jogou-se de cabeça na Publicidade e Propaganda, um curso que estaria mais perto de um dos seus gostos, - a fotografia. Através desse contato com o meio acadêmico, o fotógrafo percebeu que casamentos, carnavais e demais eventos, eram momentos que sim deveriam ser registrados, mas que naquele presente, coisas insignificantes para muitos, poderiam ganhar espaço no seu cartão de memória.

 

Minimuseu

Com equipamentos que foram usados pelos seus avós, que passaram para seu pai, Beto sem pensar duas vezes reuniu tudo em um só lugar. Em sua casa, com espaço apropriado, nasceu o minimuseu. Máquinas, flash, rádios, livros e tantos outros materiais que já fizeram parte de algum momento fotográfico.

 

Lugar especial nas prateleiras

Pentax, Rolleiflex, de séculos passados, e tantas outras possuem seu lugarzinho nas prateleiras das estantes. Não há qual não possui uma longa história. Mas seria Beto, um caçador de clicks e lembranças? “Essa mania minha de guardar, faz com que seja um prazer ver tudo isso. Mas isso teve um sacrifício. Se eu fosse pensar há 50 anos atrás, que foi quando eu comecei, eu ia dizer - não, para que que eu vou guardar isso daqui. Agora já tem equipamento novo’. Eu ainda pretendo encontrar uma forma de fazer isso, esse minimuseu, ir para a comunidade”, conclui Beto.

 

Família

Deixa a esposa Keti, os filhos Alexandre e Daniel, neta Luisa, além dos irmãos Rose e Anne.

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;