Desde o ano de 2023 o centro de Erechim segue em constante transformação visual e cultural com a revitalização dos canteiros centrais num trabalho meticuloso de um dos últimos calceteiros, se não dizer o último no município de Erechim, mas que tem trabalhos em várias capitais e municípios onde deu a sua contribuição para manter a história vida através dos trabalhos que executou.
Estamos falando de Luiz Ademir da Silva, 65, artista de bom coração, falante e que transforma o que foi acometido pelo tempo em uma verdadeira obra de arte. Ainda em 2023 quando do canteiro modelo próximo ao Clube do Comércio, o Grupo Bom Dia de Comunicação já destacava a importância do trabalho executado por ele, através de uma grande ação da Prefeitura Municipal de Erechim que ampliou o projeto e hoje temos uma nova visão da área central, fato que deixou a população local muito satisfeita com os resultados obtidos até então.
Mas, de lá para cá, o que Luiz pensa do resultado do seu trabalho sozinho, com cautela para os detalhes e a satisfação de quem vê. Até o momento, ou seja, fevereiro de 2026, Luiz destaca que seu trabalho está indo muito bem com a finalização de vários canteiros. “Está indo rápido num trabalho que faço sozinho e lutando contra o tempo. Levei um ano para os canteiros iniciais e agora restam outros que estão seguindo o cronograma estipulado pelo município. Provavelmente neste ano devo terminar os demais canteiros e posteriormente iniciar os trabalhos junto a Praça da Bandeira”.
Questionado sobre como é trabalhar sozinho nesta empreitada, garante que é a melhor coisa que existe. “Fiz 65 anos trabalhando nesta atividade com muita saúde graças a Deus. Meu serviço rende porque eu trabalho muito, estou dentro do limite e sempre planejo meu serviço”.
Mas e a possibilidade de mão de obra para auxiliar nesta empreitada? Luiz garante que existe uma realidade muito dura para conseguir alguém para trabalhar com ele. “Você não acha alguém para trabalhar. Estou procurando, mas sem sucesso. Muitas vezes vou até a Praça Júlio de Castilhos, encontro um grande número de possíveis trabalhadores, ofereço a oportunidade, mas ninguém quer, mesmo pagando R$ 200 por dia mais almoço. Muita gente jogando baralho e bebendo, mas sem vontade de trabalhar. Este é um serviço braçal que ninguém quer fazer. Não posso parar e faço tudo dentro do meu limite”.
Nesta caminhada iniciada em 2023 nas restaurações dos canteiros Luiz garante que ouve muitas opiniões da população que observa seu trabalho e resultados. “Graças a Deus o povo considera e vê com grande valor a minha trajetória e os resultados obtidos em cada canteiro restaurado”.
Com relação a finalização, Luiz destaca que possivelmente entre 2027 e início de 2028 o trabalho seja totalmente finalizado, ou seja, todos os canteiros da Maurício Cardoso e a Praça da Bandeira. “Faço com amor o meu trabalho e o resultado é o melhor possível” finaliza.
Legenda: Sozinho, seu Luiz restaura canteiros centrais e remodela o centro de Erechim
Foto: Carlos Silveira