A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou na manhã desta quarta-feira (11), uma combinação de veículos de carga (bitrem), emplacada em Agudo, transitando com graves irregularidades. O conjunto apresentava falhas críticas de segurança, operando com o sistema de freios apresentando diversas falhas e com excesso de peso. A ação aconteceu na BR-153, em Erechim.
Durante ação de fiscalização, os policiais realizaram abordagem e constataram que os freios das carretas estavam inoperantes: apresentando problemas no funcionamento das catracas, tambor trincado e lonas de freios avariadas. Essa situação compromete severamente a dirigibilidade e a capacidade de frenagem do conjunto. Além do problema mecânico, o veículo transportava cerca de uma tonelada de excesso de peso. O condutor também foi autuado por estar com o exame toxicológico vencido e por desrespeitar a lei do descanso obrigatório. Diante das infrações, o veículo foi autuado e retido para regularização.
A PRF alerta que a circulação de veículos de carga com freios inoperantes representa um perigo iminente. O sistema de frenagem é o principal mecanismo de segurança para controlar as dezenas de toneladas de um caminhão; sem ele, o condutor perde a capacidade de reação em emergências, transformando o veículo em uma grave ameaça à vida dos demais usuários da rodovia.