Inspirada na trajetória da Irmã Maria Agnes Graber, a Irmã Consolata, o Centro Cultural e Assistencial São Cristóvão (CECRIS) será homenageado pela vereadora Clarice Moraes (MDB) com Voto de Congratulações, em reconhecimento ao compromisso da instituição com a educação, a dignidade e o desenvolvimento humano em Erechim. A entrega oficial da homenagem ocorrerá em data a ser marcada.
Durante a 38ª sessão legislativa, Clarice Moraes apresentou o requerimento destacando os relevantes serviços prestados pelo CECRIS à comunidade local, especialmente na área da Assistência Social, promovendo cidadania, convivência e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Fundado pela religiosa austríaca Irmã Maria Agnes Graber, conhecida como Irmã Consolata, o CECRIS nasceu do olhar sensível da missionária diante da realidade da Vila Operária em Erechim. Mobilizando recursos junto à sua família na Áustria, ela construiu a sede da instituição e iniciou um trabalho voltado à educação, cultura, solidariedade e desenvolvimento humano.
Nos primeiros anos, o CECRIS oferecia atividades de reforço escolar, música e artesanato, além de ações voltadas à melhoria das condições de vida das famílias dos bairros periféricos. Até 1997, a instituição foi conduzida por religiosas, e a partir de 1998 passou a ser administrada por leigos, que ampliaram e modernizaram as práticas, mantendo viva a missão de acolher e transformar vidas.
Atualmente, o Centro Cultural e Assistencial São Cristóvão (CECRIS) é referência em convivência e fortalecimento de vínculos, cidadania, experimentação artística e cultural e atividades socioeducativas, incluindo oficinas em marcenaria. Ao longo de sua trajetória, tem contribuído de forma significativa para a formação de gerações e o fortalecimento da rede de proteção social de Erechim.
“Diante de uma trajetória marcada por dedicação, compromisso social e amor ao próximo, é uma grande satisfação apresentar esta honraria, reconhecendo o trabalho exemplar do CECRIS em prol da dignidade humana e da justiça social em nossa cidade”, destacou a vereadora Clarice Moraes (MDB).