O Curso de Direito da URI promoveu, nos dias 07 e 09 de outubro, mais dois encontros destinados aos formandos do curso, dentro do Projeto Integrador VII, disciplina que promove a curricularização da extensão, tendo como temática principal a paixão pelas carreiras jurídicas. Por isso, foram convidadas as Defensoras Públicas Raquel Fellini Bianchi e Marcélia Cominetti Favarin para falarem sobre essa área.
Raquel é formada em Direito pela Universidade de Passo Fundo, e Pós-Graduada em Direito Processual Civil, Penal e Trabalhista pela URI Erechim. Já atuou como Oficiala Escrevente do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul; Assessora Jurídica do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul; professora titular da disciplina de Prática Jurídica Criminal, no Curso de Direito da URI; e desde 2012 exerce o cargo de Defensora Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
A Defensora Pública Marcélia graduou-se em Direito pela URI Erechim; cursou a Escola da Magistratura no RS e em SC; foi assessora do Ministério Público e também da Magistratura; tem Especialização em Direito Civil e Processo Civil pelo Cejusc/SC; e Especialização em Conciliação e Mediação pela URI; e atua como Defensora Pública desde 2009.
Durante a conversa com os acadêmicos, as Defensoras compartilharam como foi a trajetória de estudos e preparação para a aprovação em concurso público, constituído de 04 fases, incluindo provas objetiva, oral, de tribuna e de títulos e documentos. Disseram que a área exige persistência, dedicação, pois não é fácil, mas que o estudo, a organização e o planejamento são as melhores e mais eficazes estratégias.
Destacaram que a Universidade foi fundamental para a formação e preparação para a escolha do caminho a ser seguido e trouxeram experiências marcantes vivenciadas na carreira que emocionaram os acadêmicos, além de explanar sobre a importância da Defensoria Pública para a garantia dos direitos das pessoas que não possuem condições financeiras para contratar um advogado privado.
Explicaram, ainda, sobre quais as atribuições dos defensores, que o atendimento envolve as demandas de Direito de Família, Cível, Crime e Saúde, áreas bem procuradas em Erechim e região. Salientaram, por fim, que a Defensoria Pública é um local que oportuniza estágios para os acadêmicos de Direito e oportunidades de continuidade aos estudos para os diplomados que podem realizar estágios de pós-graduação e residência jurídica.
Segundo os alunos, as experiências compartilhadas pelas duas profissionais de excelência contribuíram muito para a formação dos formandos, que estão próximos para ingressar no mercado de trabalho.