Nesta 9ª matéria da série de reportagens, o Jornal Bom Dia conversou com o representante da Associação de Moradores do Bairro Porto Seguro. Com o objetivo de ouvir do representante local o que os moradores mais precisam e, assim, dar voz as suas reivindicações e percepções sobre o bairro.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Porto Seguro, Dirceu de Oliveira, comenta que a entidade foi fundada em 1998. “O bairro se expandiu nos últimos anos, quando começamos a associação havia poucos moradores aqui”, afirma.
Conforme Dirceu, a iluminação pública está boa no bairro, assim como a segurança. “Tem um ou outro problema, mas que é normal, como em qualquer lugar”, disse.
Com relação ao escoamento da água, o Porto Seguro não tem problemas no momento, porque a prefeitura fez muitas canalizações novas. “Melhoraram a tubulação na rua Catarina Basso”, afirma.
Ele comenta que o bairro requer melhorias em algumas ruas, como a Linda Bearzi, principalmente, asfaltamento, porque o calçamento desta rua já está com muitos buracos. “Já fizemos a solicitação pra prefeitura. E precisamos de uma faixa de segurança na Comandante Kramer com a Victório Deboni”, afirma.
Urgência
As demandas mais imediatas do bairro Porto Seguro, atualmente, estão concentradas no trânsito. “Precisamos de uma sinaleira, urgente, na rua José Reinaldo Angonezze com a Comandante Kramer. Tem muito movimento, das 11h em diante até as 13h30, não se consegue andar aí. E se tiver caminhão tranca tudo. A sinaleira ia organizar o trânsito, dar as preferências. Neste local quase toda semana tem acidentes e já teve morte em função do trânsito, um carro pegou um ciclista”, ressalta Dirceu.
Segundo o presidente da associação, de modo geral, é bom viver no local, e a prefeitura melhorou toda a infraestrutura do bairro. Ele lembra que a praça Osvaldo Aranha foi toda revitalizada e que, nos fins de semana, está sempre cheia de gente, moradores locais e outros bairros da cidade.
Matéria nos bairros
A proposta destas matérias é mostrar a realidade local pelo olhar de quem vive o dia a dia nos bairros do município, os dias bons e ruins, problemas e soluções, retrocessos e avanços, e, para isso, nada melhor do que ouvir os moradores da comunidade.
O município de Erechim é formado, atualmente, por 58 bairros que se expandiram nos últimos anos, horizontalmente, em todas as direções da cidade, descentralizando o crescimento urbano e o desenvolvimento econômico.
Ao mesmo tempo, este processo exige maior presença da administração pública e investimentos, permanentes, em infraestrutura, iluminação pública, abastecimento de água, luz, coleta de esgoto, calçamento, transporte público, segurança e áreas de lazer, para proporcionar as condições mínimas para a população viver bem nos bairros.